Lavadora de alta pressão: conheça 6 vantagens deste equipamento


Criada para facilitar a limpeza pesada e diminuir os esforços físicos durante a faxina de grandes áreas, a lavadora de alta pressão é um equipamento prático que garante a economia de água, especialmente quando comparado ao uso de mangueiras, por exemplo. Por isso, hoje em dia esse tipo de ferramenta é muito utilizado tanto em casas quanto em empresas, já que oferece inúmeras vantagens para ambas.

Imagine, por exemplo, ter de lavar calçadas, quintais grandes e até mesmo piscinas sem uma ajuda extra? Certamente o esforço e a quantidade de água utilizadas seriam amplamente superiores. Vale lembrar que é por meio da pressão que as lavadoras removem as sujeiras mais profundas, bem como as áreas mais difíceis de se limpar, sem comprometer a praticidade e a eficiência no serviço. 

No texto a seguir vamos explicar os principais benefícios do uso desse tipo de equipamento. Boa leitura!


1. Versatilidade


A lavadora de alta pressão cumpre múltiplas funções em casa ou no trabalho, favorecendo a limpeza de inúmeras superfícies que frequentemente precisam ser higienizadas corretamente. Dentre as áreas que podem ser limpas, destaca-se os veículos automotores como carros ou motos, além de pátios, quintais, janelas, muros, jardins e demais espaços.

De acordo com o modelo da lavadora, é possível utilizar de maneira periódica ou intensiva para limpezas gerais, afinal, cada equipamento apresenta uma funcionalidade e capacidade de uso, sendo necessário, portanto, avaliar a necessidade de uso. Grande parte dos modelos, porém, contam com alças alongadas e rodas que permitem o transporte e a limpeza em qualquer lugar.


2. Baixo consumo de água


A economia de água é mais um benefício proporcionado pelo uso de uma lavadora de alta pressão. Isso se dá em razão do equipamento conseguir diminuir em até 80% o consumo de água para realizar a mesma atividade que aqueles que ainda utilizam baldes ou mangueiras para realizar a limpeza de grandes áreas, por exemplo. Consequentemente, a lavadora de alta pressão torna-se uma operação sustentável ambiental ou financeiramente.


3. Longo alcance


Outra vantagem da lavadora de alta pressão é o seu longo alcance. De modo geral, o equipamento conta com um cabo de aproximadamente 5 metros, o que permite a limpeza de áreas mais afastadas, mesmo que esta não disponha de tomadas por perto. Além disso, vale lembrar que quanto mais potente, maior é a abrangência do jato d’água.


4. Economia de energia


Não somente a substancial economia na conta de água, a lavadora de alta pressão também possibilita uma maior eficiência de uso, sem incorrer no aumento do consumo de energia elétrica. Isso porque a alta pressão do motor apresenta baixo consumo de energia, sendo normalmente de 2kW/h em média, o que não representa uma conta de luz consideravelmente cara.


5. Limpeza poderosa


Como já vimos até aqui, a lavadora de alta pressão pode facilmente ser capaz de eliminar até mesmo as sujeiras mais profundas, isto é, aquelas de difícil acesso. Dependendo do modelo da sua máquina, é possível contar com o auxílio de algumas ferramentas e acessórios que servem exclusivamente para fazer limpezas mais pesadas, como pisos repletos de gordura ou graxa.

Dessa forma, lavadora de alta pressão permite economizar de maneira substancial com o uso de produtos químicos e demais acessórios de limpeza. Isso porque, como a pressão é maior nesse tipo de equipamento, as sujeiras mais impregnadas podem se desfazer mais facilmente, já que a potência do jato de água dispensa o uso de removedores de graxa, óleos, resíduos de motores ou até mesmo o uso da vassoura.


6. Ótima relação custo-benefício


Se você avaliar todas as suas despesas com conta de água e luz, além dos produtos de limpeza normalmente utilizados para fazer a faxina de maneira convencional, certamente perceberá que os gastos são bastante elevados, tendo ficado cada vez maiores com o passar do tempo. 

Entretanto, ao investir em uma lavadora de alta pressão, em pouco tempo poderá ter de volta o valor aplicado, haja vista que a economia gerada pelas despesas fixas poderá compensar o investimento. Ademais, o equipamento não demanda muita manutenção e também é importante levar em consideração a sua saúde e bem-estar, uma vez que haverá uma enorme diminuição do esforço físico e maior satisfação com o desempenho da máquina.

Pronto. Agora você já sabe os principais benefícios do uso desse tipo de equipamento. Portanto, se gostou do nosso post, não deixe de o compartilhar em suas redes sociais!